Sobrepeso e obesidade: Uma Visão Geral

fatores

Não existe uma resposta rápida à pergunta: “O que contribui para o sobrepeso e obesidade?”

Em geral, há uma variedade de factores que desempenham um papel na obesidade. Isso torna-se uma questão de saúde mais complexas de ultrapassar. Esta secção irá abordar como o comportamento, o meio ambiente e os fatores genéticos podem ter um efeito em levar as pessoas a ter excesso de peso e a serem obesos.

  • Sobrepeso e obesidade resulta de um desequilíbrio energético. Trata-se de comer muitas calorias e não praticar atividade física suficiente.
  • O peso corporal é o resultado de genes, metabolismo, comportamento, meio ambiente, cultura e nível socioeconômico.
  • Comportamento e ambiente desempenham um grande papel levando as pessoas a ter excesso de peso e obesidade. Estas são as maiores áreas para ações de prevenção e tratamento.

Sobrepeso e obesidade são um resultado de desequilíbrio de energia durante um longo período de tempo. A causa de um desequilíbrio da energia para cada indivíduo pode ser devido a uma combinação de vários factores. Comportamentos individuais, factores ambientais, e genética contribuem para a complexidade da epidemia da obesidade.

Quando o número de calorias consumidas não é igual ao número de calorias utilizadas.

É como uma escala. O ganho de peso ocorre quando as calorias consumidas são maiores do que calorias usadas.

Ganho De Peso:
Calorias consumidas > Calorias usadas

Perda De Peso:
Calorias consumidas < que calorias usadas

Calorias consumidas = Calorias usadas

A genética e o ambiente podem aumentar o risco de ganho de peso pessoal. No entanto, as escolhas que uma pessoa faz no que se relaciona com o comer e a atividade física também contribui para o excesso de peso e obesidade. O comportamento pode aumentar o risco de uma pessoa aumentar o peso.

Olhando para trás na escala do balanço de energia, ganho de peso é resultado do consumo de calorias extra, diminuição das calorias usadas (redução da atividade física) ou ambos. As escolhas pessoais relativas ao consumo de calorias e atividade física pode levar a desequilíbrio energético.

Nos países ocidentais as mudanças ambientais ampliaram as opções de alimentos e modificaram os hábitos alimentares. Supermercados preencheram as suas prateleiras com uma seleção maior de produtos. Alimentos pré-embalados, restaurantes de fast food e refrigerantes também estão mais acessíveis. Enquanto esses alimentos são rápidos e fáceis de preparar, eles também tendem a ser ricos em gordura, açúcar e calorias. Escolher este tipo de alimentos pode estar a contribuir para uma ingestão excessiva de calorias. Alguns alimentos são comercializados como saudáveis, com baixo teor de gordura ou livre de gordura, mas pode conter mais calorias do que os alimentos contendo gordura a que se destinam substituir. É importante ler os rótulos dos alimentos para informação nutricional e comer com moderação.

O tamanho das doses também aumentaram. As pessoas podem estar comendo mais durante uma refeição devido ao aumento do tamanho das doses. Isto resulta num aumento do consumo de calorias. Se o corpo não queimar as calorias extras consumidas a partir de porções maiores, “fast food”, ou refrigerantes, o aumento de peso pode ocorrer. Escolher uma variedade de alimentos saudáveis ​​nos tamanhos das porções corretas é útil para alcançar e manter um peso saudável.

O nosso corpo precisa de calorias para as funções diárias, como respiração, digestão e atividades diárias. O ganho de peso ocorre quando as calorias consumidas excedem essa necessidade. A atividade física desempenha um papel fundamental no equilíbrio energético porque ela utiliza as calorias consumidas em excesso.

A atividade física é qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que resulta em gasto de energia com uma variedade de atividades, tais como: Trabalho Ocupacional (Carpintaria, construção, agricultura); tarefas domésticas (Lavar pisos e janelas, jardinagem ou quintal trabalho); Atividades de lazer (Andar a pé, patinar, ciclismo, natação, jogar ao disco, dançar, exercícios estruturados, baseball, tênis, futebol, aeróbica, etc.).

A atividade física regular é boa para a saúde em geral. A atividade física diminui o risco de câncer de cólon, diabetes e pressão arterial elevada. Ela também ajuda a controlar o peso, contribui para a saúde dos ossos, músculos e articulações; reduz quedas entre os idosos; e ajuda a aliviar a dor da artrite. A atividade física não tem de ser extenuante para ser benéfica. Atividade física moderada, como 30 minutos de caminhada rápida cinco ou mais vezes por semana, também tem benefícios para a saúde.

Apesar dos benefícios de ser fisicamente ativo, a maioria das pessoas nos países ocidentais são sedentárias. A tecnologia tem criado muitos tempo e produtos de poupança de trabalho. Alguns exemplos incluem carros, elevadores, computadores, máquinas de lavar loiça e televisão. Os carros são usados ​​para executar recados em vez de pessoas a pé ou de bicicleta de curta distância. Como resultado, essas mudanças de estilo de vida recentes reduziram o montante total de energia gasta em nossas vidas diárias.

A crença de que a atividade física é limitada ao exercício ou ao desporto, pode impedir as pessoas de serem ativas. Outro mito é que a atividade física deve ser vigorosa para conseguir benefícios para a saúde. A atividade física é qualquer movimento corporal que resulta em um gasto de energia. Atividades de intensidade moderada, como tarefas domésticas, jardinagem, caminhadas etc. também podem fornecer benefícios de saúde. A confiança na própria capacidade de ser ativo vai ajudar as pessoas a fazer escolhas, a adotar um estilo de vida fisicamente ativo e mais saudável.

As pessoas também podem tomar decisões baseadas no seu ambiente ou comunidade. Por exemplo, uma pessoa pode optar por não andar até à loja ou ao trabalho por causa da irregularidade do terreno. Comunidades, casas e locais de trabalho podem influenciar as decisões das pessoas. Devido a esta influência, é importante criar políticas ambientais, nesses locais, que tornem mais fácil investir em atividade física e promover uma dieta saudável. A tabela a seguir apresenta alguns exemplos de estas etapas.

Casa
Reduza o tempo gasto assistindo televisão e em outros comportamentos sedentários
Construir a atividade física em rotinas regulares

Escolas
Certifique-se de que os pequeno-almoço e almoço são equilibrados. Os programas escolares devem ter em atenção os padrões de nutrição;
Fornecer opções de alimentos que são baixos em gordura, calorias e açúcares adicionados;
Promover a partir da infantil a educação física diária.

Trabalho
Criar mais oportunidades para atividade física nos locais de trabalho;
Aproveitar parte da hora do almoço para uma caminhada

Comunidade
Promover escolhas mais saudáveis, incluindo pelo menos cinco porções de frutas e vegetais por dia;
Incentivar a indústria de alimentos para fornecer alimentos e bebidas com menos açucares;
Incentivar estabelecimentos de comida para aumentar a disponibilidade de alimentos de baixa caloria mas nutritivos;
Criar oportunidades para a atividade física em comunidades

Como é que os genes afetam a obesidade?

A ciência mostra que a genética desempenha um papel importante na obesidade. Os genes podem causar diretamente a obesidade em distúrbios como síndrome de Bardet-Biedl e síndrome de Prader-Willi.

No entanto os genes nem sempre preveem o futuro da saúde. Tanto pode ser necessário genes e comportamento para uma pessoa ser obesa. Em alguns casos múltiplos genes podem aumentar a sua susceptibilidade para a obesidade e necessitam de fatores externos; como fonte de alimento abundante ou pouca atividade física.

Doenças e Drogas

Algumas doenças podem levar à obesidade ou aumento de peso. Estes podem incluir a doença de Cushing, e síndrome do ovário poliquístico. As drogas tais como esteróides e alguns antidepressivos também podem causar aumento de peso.

Um médico é sempre a melhor opção para clarificar quais as situações (doença, medicação, problemas psicológicos…), que podem estar a contribuir para o seu aumento de peso ou a fazer com que se torne difícil a sua perda de peso.